quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Como Tudo Começou...




Desde muito pequena que a minha aptidão para os trabalhos manuais foi grande. A minha mãe sempre me apurou o gosto pela arte de fazer e de transformar. Ensinou-me a fazer malha, renda e a bordar.
Comecei por fazer o meu enxoval e ornamentos para a minha casa. O tempo foi passando e o enxoval para os meus filhos foi também feito por mim, desde as fraldas e babetes bordados passando pelos lençóis e colchas para as camas e porta bebés até aos casaquinhos e bonecos em malha.
Também gostava de trabalhar com flores naturais e secas, fazendo todos os Natais centros de mesa e coroas naturais.
Anos mais tarde achei que poderia fazer algumas coisas para oferecer pelos anos e Natal às minhas amigas. lembro-me quando fiz o estágio para ingresso na empresa onde hoje trabalho ( no qual participaram cerca de trinta pessoas ) no fim do mesmo fui eu que fiz as lembranças para todos.
Entretanto o casamento, os filhos e o meu emprego retiraram-me muito tempo e as artes manuais foram ficando para trás, mas não esquecidas. Com os filhos crescidos achei que poderia voltar a dedicar-me a tudo o que gostava de fazer.
Durante um ano frequentei um grupo de aprendizagem de Ponto de Arraiolos não a nível oficial. Comecei á cerca de 8 anos por uma brincadeira, concorri à Feira de Artesanato da Festa da Vinha e do Vinho realizada em Arruda dos Vinhos, vila onde resido e o resultado não foi o que eu esperava, mas com o tempo e a experiência as coisas foram-se compondo, a partir daí nunca mais parei, fazendo feiras e mostras de artesanato desde o Norte ao sul do País, porque é impossível parar, porque quanto mais se trabalha mais gosto há em fazer e idealizar coisas novas e o convívio entre as pessoas com o mesmo gosto que nós é uma coisa fabulosa.
Com as diversas participações nas várias feiras e mostras de artesanato, com a convivência com os colegas artesãos vão-se criando mais valias e aprendizagens que me tem feito evoluir no meu trabalho. tendo aprendido e também ensinado, e tudo isso nos faz crescer.
Entretanto nos últimos 3 anos deixei tudo relacionado com o artesanato e dediquei-me quase que em exclusivo à minha outra paixão, os cães, que me têm ocupado muito tempo, mas como o bichinho está cá, regressei e recomecei com algumas coisas novas. É como começar de novo, mas como sempre estou com vontade de ir em frente e agora com as minhas duas paixões, os cães e o artesanato.
                                                            Teresa Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário